Desporto

Zersenay Tadese recordista da meia-maratona

O atleta Zersenay Tadese, da Eritreia, bateu este domingo o recorde do mundo da meia maratona de Lisboa, ao registar o tempo de 58.22 minutos na 20ª edição da prova lisboeta, disputada entre Algés e o Mosteiro dos Jerónimos, com passagem pela Baix
Versão para impressão
O atleta Zersenay Tadese, da Eritreia, bateu este domingo o recorde
do mundo da meia maratona de Lisboa, ao registar o tempo de
58.22 minutos na 20ª edição da prova lisboeta, disputada entre Algés e
o Mosteiro dos Jerónimos, com passagem pela Baixa. Na minimaratona, que
atravessou a ponte 25 de Abril, participaram 35 mil atletas populares,
entre eles o primeiro-ministro José Sócrates.

Tadese, que contava com o auxílio de três «lebres», correu a prova quase toda sozinho e retirou 11 segundos ao anterior recorde mundial, de 58.33, que pertencia ao queniano Samuel Wanjiru, conquistando assim um prémio de 50 mil euros.

O atleta eritreu terminou a prova com mais de um minuto de vantagem sobre os segundo e terceiro classificados, os quenianos Sammy Kitwara e Duncan Mutai.

A prova feminina foi ganha com grande à vontade pela queniana Peninah Arusei, com mais de dois minutos de vantagem sobre a etíope Askale Tafa, enquanto o terceiro lugar pertenceu à veterana portuguesa Fernanda Ribeiro, que tem 40 anos e foi campeã olímpica dos 10 000 metros em Atlanta1996.

A corrida de elites, que contou com cerca de 100 participantes, começou em Algés, seguiu pelas avenidas da Índia e 24 de Julho até ao Campo das Cebolas, fazendo depois o percurso inverso, quase até ao Dafundo, onde deu a volta para terminar em Belém.

Cerca de 35 000 atletas populares participaram, por seu turno, na minimaratona, que teve início na Praça da Portagem e atravessou o rio Tejo pela Ponte 25 de Abril. Entre eles, como é hábito, o primeiro-ministro, José Sócrates

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório