Ambiente

Zâmbia: Mãe elefanta e filhote resgatados da lama

NULL
Versão para impressão
Um grupo de turistas salvou, com sucesso, uma elefanta e o seu filhote, esta semana, quando os dois animais se encontravam presos na lama da Lagoa Kapani, na Zâmbia, conta a BBC.

Os animais estavam em claras dificuldades enquanto os outros elementos da manada tentavam, em vão, retirá-los da lagoa, até que foram avistados por um grupo de turistas que fazia um safari na região.

Ao aperceberem-se da gravidade da situação, entraram em contacto com a Sociedade de Conservação de South Luangwa e da Autoridade para a Vida Selvagem da Zâmbia que se apressaram a participar no resgate.

Mindy Roberts, da Norman Carr Safaris (organizadora do “tour” que se realizava naquele momento), explicou à BBC Brasil que, embora os especialistas não costumem apoiar interferências no curso natural da vida selvagem, decidiram abrir uma exceção.

“Achámos que não podíamos deixar os animais naquela situação. Os elefantes gritavam desesperadamente, todos ficaram tocados pela cena. Acho que neste caso a intervenção era justificável”, defendeu Roberts.

A operação começou com o salvamento do filhote. Os especialistas das duas organizações amarraram uma corda ao seu redor, puxada depois graças à força de uma dezena de pessoas. O animal não queria sair de perto da mãe, tendo oferecido resistência, mas a própria manada decidiu contribuir para o resgate, emitindo sons para chamá-lo para junto dos outros elefantes.

Para salvar a progenitora, muito fragilizada e já com sinais de desidratação, foi necessário o auxílio de um trator para puxar a corda e retirá-la da lama.

Apesar das dificuldades, todo o processo foi bem sucedido e foi fotografado por um dos guias turísticos, Abraham Banda, que registou o momento para a posteridade.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório