Cultura

YouTube abriu inscrições para orquestra sinfónica

É uma oportunidade para músicos de todo o mundo. O site YouTube anunciou o lançamento da segunda orquestra sinfónica que, tal como aconteceu em 2009, será composta por músicos de todo o planeta, selecionados por voto online depois de prestarem provas
Versão para impressão
É uma oportunidade para músicos de todo o mundo. O site YouTube anunciou o lançamento da segunda orquestra sinfónica que, tal como aconteceu em 2009, será composta por músicos de todo o planeta, selecionados por voto online depois de prestarem provas em vídeo.

Na primeira edição da iniciativa, o YouTube recebeu cerca de 3000 candidaturas de todo o mundo e acabou por recrutar 94 músicos de mais de 30 países, entre os quais o violinista português Tiago Santos, que em abril de 2009 participou no concerto de estreia do coletivo, no Carnegie Hall de Nova Iorque.

Nesta edição, Max Madile, um dos líderes da Orquestra Sinfónica YouTube 2011, conta com um crescimento significativo do projeto: “Acho que este ano devemos receber umas 10 000 candidaturas, até porque já não estamos apenas à procura de músicos da clássica e temos interesse em pessoas que possam tocar qualquer tipo de instrumento”, afirmou à agência Lusa.

O objetivo é assegurar à orquestra uma dimensão “ainda mais global” e garantir que a página do YouTube dedicada ao projeto seja ainda mais procurada do que em 2009, quando registou “25 milhões de visitantes”.

“No início não sabíamos o que esperar e era tudo território por descobrir, mas o sucesso da iniciativa superou as nossas expetativas a vários níveis”, revela Max Madile.

“Agora já dá para termos uma ideia melhor do que vai acontecer, até porque há duas semanas pusemos no site um ´teaser´ a dizer que a orquestra ia regressar e, só com isso, tivemos 60 000 visitas”.

A Orquestra Sinfónica YouTube 2011 conta este ano com o patrocínio da Hyundai e envolve também uma parceria com várias orquestras e instituições, entre as quais a Casa da Ópera de Sydney, onde os músicos selecionados para o efeito terão uma semana de ensaios em março do próximo ano.

A estreia do coletivo dá-se a 20 desse mês no referido auditório australiano e será transmitida em direto na página do You Tube.

O espetáculo será novamente conduzido pelo maestro Michael Tilson Thomas, que, em Nova Iorque, no lançamento da segunda orquestra da comunidade de vídeos mais popular da internet, afirmou: “Estamos a explorar como é que a tradição de 1200 anos da música clássica pode entrar no reino da alta tecnologia e o que é que isto significa para a sua missão e legado”.

Ed Sanders, diretor de Marketing do YouTube, declarou na mesma altura que “esta é uma forma mágica de ligar e inspirar pessoas”, tendo ajudado “a desafiar as normas de uma indústria”.

Inscrições até 28 de novembro

Na página do YouTube, as inscrições para a sua orquestra sinfónica já estão abertas (aceda aqui à página de inscrições) e decorrem até 28 de novembro, sendo que o regulamento das audições atribui agora à componente da improvisação mais peso do que em 2009.

Para a primeira prova, os candidatos têm duas opções: enviar um vídeo em que interpretem uma peça à sua escolha ou submeter a concurso uma improvisação a solo da obra “Mothership”, que o americano Mason Bates compôs especificamente para a orquestra [ver vídeo].

Um júri composto por especialistas mundiais irá depois selecionar os semifinalistas, após o que a comunidade do YouTube será convidada a votar online nos seus músicos preferidos.

A votação decorrerá de 10 a 17 de dezembro, devendo os finalistas ser conhecidos a 11 de janeiro.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório