Fitness & Bem-estar

Yoga Spirit: Curso português reconhecido nos EUA

O curso de professores de Hatha Yoga da escola Yoga Spirit, dirigida por Jean Pierre de Oliveira em Portugal, já é reconhecido e certificado pela maior associação de yoga do mundo, a Yoga Alliance USA.
Versão para impressão
O curso de professores de Hatha Yoga da escola Yoga Spirit, dirigida por Jean Pierre de Oliveira em Portugal, já é reconhecido e certificado pela maior associação de yoga do mundo, a Yoga Alliance USA.

A próxima edição do curso de 200 horas já tem data marcada: 22 de Outubro e as inscrições podem ser feitas através do email info@yoga-spirit.pt.

 

Jean-Pierre de Oliveira tem sido pioneiro na divulgação do Hatha Yoga e sua consolidação como atividade profissional em Portugal, alinhando agora os seus padrões de ensino aos da maior associação do mundo do Yoga. Em Lisboa, apenas quatro professores são certificados.

 
Para Jean Pierre, o reconhecimento é uma vitória. "Este selo de qualidade eleva a formação da Yoga Spirit à primeira linha das escolas de yoga mundiais, elevando os seus padrões de ensino e atestando da sua  qualidade e seriedade", defende.

A certificação internacional garante também aos alunos uma melhor qualificação para o mercado de trabalho. Com ela, poderão dar aulas nos centros de yoga mais reconhecidos no mundo, associados à rede da Yoga Alliance com mais de 40.000 professores e 3.000 escolas.

Em Portugal, há sete escolas com selo Yoga Alliance mas, por exemplo em Lisboa, apenas quatro os professores têm formações que cumprem os rigorosos critérios da Yoga Alliance.

 
O curso da Yoga Spirit caracteriza-se pela sua abordagem prática. "Podemos transpor estas ideias para a nossa vida e quotidiano, tal como ensinado no Bhagavad-Gita, a ‘bíblia’ Hindu", explica Jean Pierre.

As aulas têm lugar um fim-de-semana por mês, no espaço Mouraria Inatel, em Lisboa. Entre as 10 e as 17 horas de sábado e de domingo, num total de 12 horas no decorrer dos 10 meses da formação. As sessões incluem um módulo teórico e outro prático.

Os alunos devem ainda praticar um mínimo de duas horas de yoga por semana. E Jean Pierre oferece a todos os inscritos participação gratuita em qualquer uma das aulas que dirige de segunda a sexta-feira (não abrange as aulas de hot yoga) . 

 
O programa
 
Os conteúdos programáticos são os exigidos pelo Yoga Alliance. As 200 horas dividem-se em quatro módulos: filosofia do yoga (30 horas); práticas intensivas de Asanas fundamentais e variantes (100 horas); metodologias de instrução sobre vocabulários em sânscrito, técnicas de meditação, gestão de grupos e ajustamentos verbais (35 horas); e anatomia e biomecânica do corpo (35 horas). 
 
A formação prevê ainda trabalhos de casa para todos os participantes. E Jean Pierre recomenda a prática de Hatha Yoga, em regime de Karma Yoga, ou seja, em ONGs ou outras organizações de solidariedade social.
 
Sobre Jean Pierre de Oliveira
 
Certificado pelo Yoga Alliance EUA, Jean-Pierre de Oliveira começou o seu caminho no yoga há quase 10 anos. Às formações com alguns dos maiores nomes do yoga internacionais, soma participações em vários eventos e seminários (como o European Yogi Nomads) e uma carreira como formador.

É mentor do projeto Yoga Spirit, que fundou em 2009, orgulha-se de ter ensinado alguns dos professores de hatha yoga mais promissores de Portugal.

Identifica-se com uma abordagem informal e natural à filosofia do yoga, que procura adaptar ao quotidiano de quem o pratica. Tem um estúdio de yoga em Xabregas, dá aulas de hot yoga e dirige uma comunidade de yogis na Mouraria que conta já com cerca de 100 participantes.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório