Ambiente

WWF Índia mostra espécie rara de leopardo em vídeo

Imagens captadas por câmaras junto da fronteira entre a Índia e o Paquistão revelaram, no início deste ano, a existência de leopardos-das-neves e estão agora em vídeo.
Versão para impressão
Imagens captadas por câmaras junto da fronteira entre a Índia e o Paquistão revelaram, no início deste ano, a existência de leopardos-das-neves, uma espécie considerada muito rara em todo o mundo. Agora, as mais de 500 imagens recolhidas foram unidas e transformadas num vídeo.
 
Foi em Fevereiro que as câmaras, instaladas pela WWF Índia em 2010 na zona de Caxemira, mostraram a presença de, pelo menos, dois leopardos-das-neves que se constituíram como uma das duas únicas evidências fotográficas de sempre a indicar que estes animais vivem na zona.
 
No vídeo é possível observar um dos leopardos a alimentar-se depois de uma caçada e, curiosamente, quando este abandona o local, surgem, nas imagens, outros animais, como uma raposa vermelha e até cães domesticados e selvagens que rodeiam a carcaça.
 
De acordo coma WWF Índia, a vida selvagem daquela região foi fortemente afetada durante o período de conflito armado mas a relativa calmaria dos últimos anos ajudou as espécies a recuperar e a regressar ao local. 
 
Embora seja difícil fazer estimativas exatas, calcula-se que existam, em todo o mundo, cerca de 4.000 a 6.500 leopardos-das-neves no seu habitat natural. Recentemente, câmaras instaladas noutros locais mostraram também exemplares destes animais no Afeganistão, no Butão, na Sibéria e no Tajiquistão.
 
Desde, pelo menos, 1986 que os leopardos-das-neves, naturais das altas montanhas da Ásia Central, são considerados uma espécie em perigo e a sua população tem vindo a diminuir progressivamente.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório