Ciência

Workshop divulga artigos de ciência

NULL
Versão para impressão
Cerca de 15 investigadores e comunicadores de ciência com as mais diversas formações – desde a área do jornalismo, passando pela astrofísica até às ciências naturais – participaram, dia 17 de junho, no 1º Atelier de Escrita em Comunicação de Ciência que decorreu na Casa da Escrita, em Coimbra. Os trabalhos produzidos foram divulgados num blogue.

Nesta iniciativa – sob a coordenação de António Piedade – os participantes tiveram oportunidade de debater o estado da comunicação de ciência através da escrita em Portugal, assim como partilhar experiências e práticas.

Durante o workshop os participantes produziram diversos textos de divulgação de ciência sob várias perspectivas e formatos.

Os temas aborados foram os seguintes: “o caso Escherichia coli”, “que vida esperar nos exoplanetas” e “uma viagem ao íntimo do átomo” (no âmbito das comemorações dos 100 anos do modelo atómico proposto por Rutherford).

Para a temática do átomo, alguns dos formandos tiveram oportunidade de entrevistar o físico Rui Marques, da Universidade de Coimbra. António Piedade explica, no Blogue do Atelier, que a conversa com este físico foi sobre o “nada”.

“Ou melhor sobre o que constitui a maior parte do átomo: o vazio. Parece paradoxal, mas mesmo o objeto mais sólido é constituído no seu espaço interior por mais vazio do que por matéria”, lê-se ainda no blogue do evento.

Os vários textos produzidos neste workshop podem ser consultados no blogue http://atelierescritaciencia.blogspot.com/.

Além da divulgação online, os textos produzidos pelos participantes foram depositados na forma de manuscritos na Casa da Escrita onde decorreu o atelier.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório