Espetáculos e Exposições

WOOL: Paredes da Covilhã pintadas por artistas urbanos

NULL
Versão para impressão
Começou esta quinta-feira o Festival de Arte Urbana da Covilhã (WOOL). O evento, que se realiza pela primeira vez, vai juntar na cidade artistas de renome internacional que vão pintar paredes de edifícios, dando uma nova vida às ruas da Covilhã.

Além das demonstrações de arte urbana, que podem ser acompanhadas pelo público durante o processo de execução, os artistas irão também interagir com as pessoas, quer através de wokshops, quer de simples conversas.

Os primeiros artistas convidados vão ser os ARM COLLECTIVE (Miguel Caeiro e Gonçalo Ribeiro), dois freestylers que pintam diretamente na parede, à mão livre. Eles vão estar na cidade de 20 de setembro a 4 de outubro, junto à Igreja de Santa Maria.

Mais tarde, entre 21 e 26 de outubro será a vez de VHILS (Alexandre Farto), um dos melhores street-artists do panorama internacional atual Ele vai estar junto ao Sporting Shopping Center e no dia 24, pelas 21h30 conversará com o público com o mote “Da margem sul para o mundo”. 

Até dezembro passam ainda pela Covilhã os BTOY, grupo espanhol, e o Inside Out Project, do artista francês JR.

O objetivo do WOOL é aproximar a arte urbana dos cidadãos daquela região do interior, “corrigindo assimetrias regionais no acesso à cultura”, explica o comunicado de imprensa.

“Acreditamos que as artes contribuem para melhorar a qualidade de vida das populações, aumentar o seu raciocínio crítico e formar uma sociedade mais consciente e cívica”, explicam os organizadores Pedro Seixo Rodrigues, Lara Seixo Rodrigues e Ellisabet Carceller, três covilhanenses.

O festival conta com o apoio da Câmara Municipal e propõe mostrar um novo ponto de vista sobre os espaços da cidade, fazendo destes a tela de vários artistas urbanos, de modo a aproximar a comunidade aos conceitos e técnicas da Arte Urbana, refere a autarquia.

Wool significa em inglês “lã”, o que é propositado, já que o passado da cidade está ligado aos lanifícios O nome do festival resulta também do jogo de palavras com wall (parede).

[Notícia sugerida por Ana Isa Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório