Ambiente

Voo ecológico utilizou óleo alimentar reciclado

A Air Canada concluiu com sucesso, esta segunda-feira, o seu primeiro voo alimentado parcialmente a óleo de cozinha reciclado.
Versão para impressão
Continuam, por todo o mundo, as tentativas de tornar a indústria da aviação mais ecológica. Desta vez, o exemplo é dado pela Air Canada, que concluiu com sucesso, esta segunda-feira, o seu primeiro voo alimentado parcialmente a óleo de cozinha reciclado.
 
Um Airbus 319 daquela companhia aérea canadiana ligou Toronto à Cidade do México recorrendo a uma mistura entre o combustível normalmente utilizado pelos aviões e o biocombustível obtido a partir da reciclagem de óleo alimentar. 
De acordo com a Air Canada, este tipo de combustível tem potencial para cortar em mais de 40% as emissões de dióxido de carbono.

A propósito do sucesso desta viagem, o presidente e diretor executivo da Airbus, Fabrice Bregier, afirmou que são estes casos que provam “que a indústria da aviação está numa boa posição para reduzir emissões poluentes”.

 
“São também necessários incentivos políticos para aumentar o uso de biocombustíveis e acelerar a modernização do sistema de controlo do tráfego aéreo”, alertou ainda o responsável, citado pela AFP. 
 
Este voo “verde” operado pela Air Canada insere-se numa série de voos elaborada com o objetivo de transportar o presidente da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), Raymond Benjamin, para a Cimeira Rio+20 demonstrando formas de viajar mais limpas e amigas do ambiente.
 
Antes de levantar voo em Toronto, Benjamin voou até aquela cidade a partir de Montreal num avião operado pela Porter Airlines e que utilizou, igualmente, uma combinação entre biocombustíveis e o combustível convencional.
 
Esta série incluía, além disso, uma viagem entre a Cidade do México e São Paulo e, posteriormente, um voo de ligação entre aquela cidade e o Rio de Janeiro, ambos em aeronaves movidas a combustíveis alternativos. 

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub