Ambiente

Voluntários vão limpar lixo das margens do rio Paiva

A associação SOS Rio Paiva vai organizar, no final de Setembro, um conjunto de caminhadas com o objetivo de recolher o lixo acumulado nas margens do rio Paiva, outrora o rio mais limp da Europa, durante a época balnear.
Versão para impressão
A associação SOS Rio Paiva vai organizar, no final de Setembro, um conjunto de caminhadas com o objetivo de recolher o lixo acumulado nas margens do rio Paiva, outrora o rio mais limpo da Europa, durante a época balnear.
 
Em declarações à Lusa, Sérgio Caetano, presidente da direção da SOS rio Paiva, a iniciativa “Vamos limpar o Rio Paiva” vai decorrer a 28 de Setembro nos 10 concelhos atravessados por aquele curso de água.
 
“Estamos a preparar caminhadas nos 10 concelhos por onde passa o rio Paiva, ao longo de 110 quilómetros de extensão. As caminhadas servem para recolher o lixo que infelizmente ficou nas margens do rio durante a época balnear”, explicou Sérgio Caetano.
 
Segundo o responsável desta associação, que visa a defesa do Vale do Paiva, é essencial proceder à limpeza do rio antes que cheguem as primeiras chuvas, de forma a evitar que o lixo seja arrastado e se espalhe pelas margens e pelo caudal.
 
“Para além de recolheremos o lixo, pretendemos sensibilizar as pessoas, que são comodistas, para estas causas. Queremos ainda chamar a atenção para o problema das ETAR [Estações de Tratamento de Águas Residuais]”, salientou.
 
De acordo com Sérgio Caetano, foi o mau funcionamento destas estações que contribuiu para que o rio Paiva deixasse de ser considerado, como foi durante muito tempo, o rio mais limpo da Europa, sendo imprescindível que as pessoas “olhem para este facto preocupante”.
 
Com uma extensão de mais de uma centena de quilómetros, o rio Paiva atravessa os concelhos de Viseu, Sátão, Vila Nova de Paiva, S. Pedro do Sul, Castro Daire, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Cinfães no distrito de Viseu e ainda Castelo de Paiva e Arouca no distrito de Aveiro.
 
A SOS Rio Paiva existe desde 1999 enquanto movimento cívico, movimento que veio a ser registado como associação em 2010.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub