Ambiente

Voluntários participam em 1º Atlas dos morcegos

NULL
Versão para impressão

Um pouco por todo o país, voluntários estão a contribuir para a elaboração do 1º Atlas dos Morcegos em Portugal. A iniciativa é do Instituto da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), no âmbito do Ano do Morcego que se celebra em 2011 e 2012, e que está a desenvolver várias atividades de observação destes animais.

O objetivo é mapear e sensibilizar a população para estas espécies, uma vez que atualmente o conhecimento sobre a distribuição de morcegos pelo território continental é mínimo, indica o site oficial do ICNB.

O fato de ainda não existir uma cartografia sobre a espécie tem “óbvias implicações na conservação dos morcegos, já que as decisões são em muito dependentes na informação existente sobre a distribuição e/ou presença de cada espécie”.

O ICNB lançou o projeto Atlas de Morcegos de Portugal Continental com o objetivo de monitorizar os morcegos que é, sobretudo, baseado essencialmente em trabalho voluntário.

O primeiro Atlas vai conter a cartografia atual da distribuição das espécies de morcegos em Portugal continental e irá ter disponível informação para investigação, planeamento e gestão aplicados à conservação.

Os morcegos são uma espécie ameaçada pela destruição das florestas, pela colisão com aerogeradores e pela utilização de grutas como depósitos de lixo.

Clique AQUI para acompanhar o projeto.

Clique AQUI para conhecer as atividades de observação de morcegos.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório