Saúde

Vitamina D poderá melhorar visão dos mais velhos

A vitamina D poderá vir a ajudar a combater doenças de visão relacionadas com a idade, diz um estudo britânico.
Versão para impressão
A vitamina D poderá vir a ajudar a combater doenças de visão relacionadas com a idade, já que esta substância é essencial para continuar a fazer chegar a quantidade necessária de sangue à retina.
 
A conclusão é de um estudo feito com ratos por investigadores britânicos, que demonstrou que os suplementos desta vitamina são um potencial meio “eficaz e simples” para diminuir problemas oculares em idades avançadas. 
 
Embora ainda seja necessário um trabalho mais profundo e realizado em humanos, os resultados foram animadores. “Os ratos mostraram melhorias na visão após a toma do suplemento”, explicou Glen Jeffrey, do UCL Institute of Opthalmology, citado pelo The Telegraph.
 
O suplemento vitamínico injetado nos animais era composto de óleo de açafrão, contendo 0,9 microgramas de vitamina D e foi administrado de três em três dias.
 
Com o tratamento, os investigadores constataram que a presença de uma molécula tóxica específica nos olhos tinha diminuído.
 
De acordo com Jeffrey, com o passar dos anos, os vasos sanguíneos que alimentam a retina acumulam lixos e poeiras de dimensões mínimas que acabam por provocar inflamações.
 
“Em humanos, esta situação pode resultar na diminuição em cerca de 30% das células dos olhos que recebem a luz até aos 70 anos, conduzindo a uma visão deficitária”, disse o investigador ao jornal britânico. 
 
Os resultados sugerem que a vitamina D poderá, portanto, ter utilidade na prevenção de múltiplos problemas de saúde relacionados com a idade, desde falhas de visão a, por exemplo, problemas cardíacos.
 
Contudo, Glen Jeffrey deixou o alerta. “Os investigadores ainda precisam de desenvolver ensaios clínicos completos em seres humanos antes de dizerem, com certeza, que os mais velhos devem começar a tomar estes suplementos”, frisou.
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório