Saúde

Vitamina D pode combater Doença de Crohn

Um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia (EUA) mostra que a Vitamina D pode ter um grande impacto na redução dos sintomas causados pela Doença de Crohn, uma doença inflamatória crónica que afeta o tubo digestivo.
Versão para impressão
Um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia (EUA) mostra que a vitamina D pode ter um grande impacto na redução dos sintomas causados pela Doença de Crohn, uma doença inflamatória crónica que afeta o tubo digestivo.

Os resultados do estudo, efetuado em ratos, foram publicados no Journal of Nutrition e revelam que o grupo de animais ao qual foram administrados suplementos vitamínicos não mostrou quaisquer sintomas da doença que, anteriormente, manifestava, num período de duas semanas. A sua esperança média de vida também aumentou.

“Este é um estudo indicativo que nos permite perspetivar de forma diferente os mecanismos de evolução da doença de Crohn e a forma como as propriedades anti-inflamatórias da vitamina D podem ter influência nestes doentes. Abre uma nova perspetiva em torno de eventuais alternativas de apoio terapêutico”, explica Francisco Portela, Presidente do Grupo de Estudos de Doença Inflamatória Intestinal (GEDII), citado no portal RCM Pharma.

Em termos de alimentação, a vitamina D pode ser encontrada nos óleos de fígado de peixe e em peixes de água salgada, como as sardinhas, o salmão, o arenque e a sarda. Os ovos, a carne, o leite e a manteiga também possuem pequenas quantidades da vitamina.

As causas que provocam a Doença de Crohn são ainda desconhecidas e estima-se que, em Portugal, afete cerca de sete mil pessoas. Os sintomas variam, incluindo dor abdominal, diarreia, hemorragia rectal, perda de peso e febre. Não tem cura, mas existem terapêuticas biológicas eficazes, que, em alguns casos, garantiram a cicatrização da mucosa intestinal e o controlo dos sintomas.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório