Saúde

Vitamina C melhora humor de pacientes internados

Investigadores do Canadá orientaram um estudo, publicado na revista "Nutrition", que permitiu apurar que o tratamento com vitamina C melhora rapidamente o estado emocional de pacientes hospitalizados.
Versão para impressão
Investigadores do Canadá orientaram um estudo, publicado na revista “Nutrition”, que permitiu apurar que o tratamento com vitamina C melhora rapidamente o estado emocional de pacientes hospitalizados.

Nos ensaios clínicos realizados pelos investigadores do Jewish General Hospital e do Lady Davis Institute for Medical Research, os pacientes, selecionados aleatoriamente, receberam suplementos de vitamina C ou D durante um período de sete a dez dias. Verificou-se, a nível clínico e estatístico, que os pacientes que receberam vitamina C apresentaram uma rápida melhoria do estado de humor.

O mesmo não sucedeu com os pacientes que tomaram vitamina D. Segundo os cientistas, esta é uma boa prova de que não se trata de uma resposta placebo.

“Estudos anteriores, realizados tanto no nosso hospital como noutros centros, demonstraram que a maioria dos pacientes agudos hospitalizados apresenta níveis anormais de vitaminas C e D no sangue”, explicou, em comunicado de imprensa, John L. Hoffer, investigador no Lady Davis Institute for Medical Research.

“Cerca de um em cada cinco pacientes agudos internados no nosso hospital tem níveis de vitamina C tão baixos que se aproximam do escorbuto (.), mas os pacientes raramente recebem suplementos vitamínicos. A maioria dos médicos ignora o problema”, refere o especialista.

[Notícia sugerida pela utilizadora Amália Martins]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório