Saúde

Vitamina B ajuda a reduzir stress no trabalho

NULL
Versão para impressão
Um consumo mais elevado de vitamina B pode reduzir em até 20% os níveis de stress associado ao trabalho. Os resultados são de um estudo realizado na Universidade de Swinburne, na Austrália, publicado no jornal Human Psychopharmacology.

Con Stough, coordenador da investigação, explicou os procedimentos adotados que permitiram chegar a esta conclusão. Inicialmente, os investigadores avaliaram 60 pessoas quanto a indicadores como personalidade, trabalho, estado de espírito, ansiedade e tensão. Depois, os participantes foram divididos em dois grupos.

Um dos grupos recebeu altas doses de vitamina B, ao passo que o outro recebeu placebo, fármaco que apresenta efeitos terapêuticos graças à crença do paciente de estar a ser tratado. Ao fim de 30 e 90 dias, os indivíduos foram reavaliados.

“No final do período de três meses, os que tomaram vitaminas do complexo B relataram níveis mais baixos de stress no trabalho do que aqueles que apresentavam no início da investigação”, contou Stough em comunicado de imprensa, acrescentando que “na verdade, os participantes experimentaram uma melhoria de quase 20% nos níveis de stress”. Já os restantes, não evidenciaram mudanças significativas.

Embora a importância da vitamina B em termos cognitivos fosse conhecida, o responsável pela investigação realçou que “qualquer coisa que possamos fazer para reduzir o stress do trabalho é boa, porque isso pode significar a diminuição de problemas cardiovasculares, depressão e ansiedade, pelo que os resultados podem ser considerados animadores.

Os investigadores defendem, porém, a necessidade de realizar mais pesquisas para testar um maior número de participantes e por um tempo mais alargado de forma a comprovar os benefícios da vitamina.

A vitamina B, que é, mais especificamente, um complexo de oito vitaminas, pode ser encontrada em todos os alimentos não processados como, por exemplo, carnes vermelhas e brancas, feijão, cereais integrais e ovos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório