Sociedade

Vista uma roupa branca pela erradicação da pobreza

NULL
Versão para impressão
Esta segunda-feira assinala-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. A plataforma Global Call to Action against Poverty (GCAP) divulga hoje, no âmbito da data, o relatório “O mundo que Queremos” que pretende dar a conhecer bons exemplos de quem anda a fazer alguma coisa por esta causa.

A Global Call to Action against Poverty é constituída por várias organizações mundiais e entre elas encontra-se a portuguesa Oikos que divulga no seu site o relatório global.

Além dessa informação, a Oikos lança também um desafio aos portugueses que consiste em vestir uma peça de roupa branca e escolher uma frase que represente o mundo que quer. Depois basta tirar uma fotografia e publicá-la no mural do evento no Facebook “O Mundo que queremos é possível!”.

O relatório global divulgado hoje pretende ser um relatório diferente, dando voz a “crianças, jovens, excluídos sociais, mulheres e homens que vivem na pobreza”. O diretor de desenvolvimento da ONG para o desenvolvimento Oikos, Pedro Krupenski, explicou à Lusa que este relatório avalia aquilo que os indivíduos fizeram ao longo de 2010 para terem um “mundo mais justo”.

Ao longo do documento cada pessoa testemunha aquilo que fez de positivo e tenta “encorajar os outros a fazerem o mesmo”, informa Pedro Krupenski.

Entre os intervenientes estão pessoas de todo o mundo, desde o Bangladesh à América Latina, passando por “pessoas que participaram nas primaveras árabes e que, de forma espontânea, convocaram família e amigos para os protestos contra os regimes ditatoriais que as oprimiam, associações de mulheres que se uniram no contexto árabe para pedir mais direitos e grupos que promoveram a ratificação de tratados internacionais”.

Apesar de atualmente estarmos longe do objetivo a que se propunham os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, Pedro Krupenski explicou que desistir ou “aceitar o álibi da crise financeira” não é uma solução. “Todos, à nossa pequena escala, individual ou coletivamente, podemos de facto contribuir para um mundo melhor”.

Este relatório vai continuar a ser divulgado todos os anos a 17 de Outubro para relembrar o mundo do seu compromisso para com a erradicação da pobreza.

Para aceder ao relatório “O mundo que queremos” clique aqui.

[Notícia sugerida por Ana Isa Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório