Ambiente

Visita virtual por 150 mil áreas protegidas

Lançado na terça feira, o site ProtectedPlanet.net convida a um passeio virtual por alguns dos mais belos locais do mundo, respondendo a uma procura cada vez maior do ecoturismo. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Programa da ONU para o Ambiente
Versão para impressão
[Fotografia: Salto do Cavalo, ilha de São Miguel, Açores © Manuel António]

Lançado na terça feira, o site ProtectedPlanet.net convida a um passeio virtual por alguns dos mais belos locais do mundo, respondendo a uma procura cada vez maior do ecoturismo. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Programa da ONU para o Ambiente (Pnua) e da UICN (União Mundial de Conservação da Natureza).

Mais de 150 mil áreas protegidas do globo podem ser visitadas a partir do site, que inclui também imagens e informações acerca de 213 locais espalhados por Portugal Continental e ilhas – a Reserva do Pico, na Madeira, e o Parque Nacional Peneda-Gerês são alguns dos exemplos.

Segundo o comunicado divulgado pelos responsáveis deste projeto, os utilizadores podem ainda ter acesso a dados específicos sobre as espécies ameaçadas em cada zona e flora autóctone. Além disso, quem quiser pode contribuir com as suas próprias fotografias para ilustrar os locais por onde já tenha passado, partilhando-as posteriormente nas redes sociais.

Espera-se que esta iniciativa possa encorajar os viajantes a visitar algumas áreas do globo mais remotas cujas comunidades poderiam ser beneficiadas com o impulso económico adjacente ao turismo.

“Este projeto vista colocar a tecnologia ao serviço da conservação da biodiversidade. Além de mostrar a beleza das áreas protegidas, motiva todas as pessoas que as descubram a ajudar, quer seja um simples turista ou um oficial do governo”, explica Craig Mills, coordenador do ProtectedPlanet.net.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório