Sociedade

Violência doméstica: aprovado novo plano nacional

O Governo aprovou, na reunião de Conselho de Ministros de 25 de novembro, o IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica 2011-2013. Sensibilizar, proteger as vítimas, prevenir a reincidência dos agressores e qualificar os profissionais para esta pr
Versão para impressão
O Governo aprovou, na reunião de Conselho de Ministros de 25 de novembro, o IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica 2011-2013. Sensibilizar, proteger as vítimas, prevenir a reincidência dos agressores e qualificar os profissionais para esta problemática são algumas das áreas de intervenção.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, o plano inclui 50 medidas, incluindo a implementação do rastreio nacional de violência doméstica junto de mulheres grávidas e de programas de intervenção para agressores.

O mesmo documento prevê, também, o alargamento a todo o território nacional da utilização da vigilância eletrónica e da criação do mapa de risco geo-referenciado do percurso das vítimas.

Destaque, ainda, para a promoção do envolvimento dos municípios na prevenção e no combate à violência doméstica e na distinção e divulgação de boas práticas empresariais no combate à violência doméstica.

O Plano prevê que sejam implementadas medidas em torno de cinco áreas de intervenção: informar, sensibilizar e educar; proteger as vítimas e promover a integração social; prevenir a reincidência – intervenção com agressores; qualificar os profissionais; investigar e monitorizar.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório