Gastronomia

Vinhos Zom com garrafa de Martín Berasategui

NULL
Versão para impressão

Acabam de chegar ao mercado os vinhos Zom Coleção, engarrafados na garrafa Martín Berasategui System (MBS), fruto da aliança da tradição e experiência da família van Zeller com a modernidade e criatividade do chef Martín Berasategui, que coleciona estrelas Michelin desde 1981.

A familia van Zeller – há 14 gerações consecutivas no negócio dos vinhos do Douro, sendo a mais antiga em Portugal neste negócio de forma ininterrupta desde o início do século XVII – acaba de lançar, com o selo Barão Vilar, os vinhos Zom, marca premium da empresa.

Os vinhos Zom são o mais recente fruto da mais Antiga Região Demarcada do Mundo e devem o seu nome à ribeira de Zom, que se situa 2 km a sul de Freixo de Espada à Cinta, no Douro Superior, em pleno coração do Parque Natural do Douro Internacional, habitat da águia perdigueira ou águia de Bonelli, presente na ilustração do rótulo do Zom 2008 tinto.

O Zom tinto 2008 é um vinho praticamente sem madeira para ser bebido jovem e para exprimir o ´terroir` sem interferência da madeira, tornando-se também mais económico. Estes vinhos são de elevada qualidade e com um preço controlado, conforme exige o atual consumidor.

O Zom Colecção 2008 estagiou em barricas de carvalho francês durante 18 meses. Deixou-se uma pequena parte do lote em inox para lhe conferir frescura na altura do lote final. Tendo, quase em partes iguais, uvas provenientes de vinhas velhas do Douro Superior e das  castas Touriga Nacional e Touriga Franca da mesma sub-região, é um vinho que revela o carácter romântico e tenaz desta região que é Património da Humanidade.

Atualmente, a Barão de Vilar exporta para França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Inglaterra, Irlanda, Polónia, Canadá, China, Brasil, EUA e Escandinávia, tendo sido esta região da Europa que representou maior crescimento na exportação no último ano, em particular a Dinamarca.

Chef Martín Berasategui System apresenta garrafa MBS

Como acentuará a sua têmpera com o passar dos anos, Zom foi o vinho escolhido para inaugurar em Portugal a garrafa Martín Berasategui System (MBS), concebida para vinhos sujeitos a formar depósito com estágios mais ou menos prolongados.

O chef Martín Berasategui – cujo restaurante com o seu nome, situado em Lasarte-Oria (Gipuzkoa), no País Basco, tem a classificação de três estrelas Michelin – deslocou-se pela primeira vez ao nosso país, no final de maio, para apresentar os vinhos tintos Zom e a sua garrafa MBS aos meios de comunicação social e aos setores da restauração e distribuição.

De manhã, o Porto recebeu a prova destes vinhos e a apresentação da garrafa MBS ao que se seguiu um almoço no Hotel Infante Sagres. À tarde foi a vez de Lisboa conhecer os vinhos Zom e a MBS terminando com um jantar no Pestana Palace Hotel – Palácio Vale Flor.

Nestes eventos, Martín Berasategui manifestou vontade de ter os vinhos Zom e alguns vinhos do Porto da Barão de Vilar nas cartas de todos os seus restaurantes distrubuídos pelo País Basco, Barcelona, Tenerife, Xangai, Sevilha e Bilbao.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório