Gastronomia

Vinhos portugueses medalhados em concurso mundial

A produção vínica nacional continua a somar pontos além-fronteiras: seis vinhos portugueses acabam de ser medalhados na mais recente edição do concurso internacional Syrah du Monde.
Versão para impressão
A produção vínica nacional continua a somar pontos além-fronteiras: seis vinhos portugueses acabam de ser medalhados na mais recente edição do concurso internacional Syrah du Monde, que, anualmente, distingue os melhores vinhos da casta de uva tinta 'Syrah' em todo o mundo.
 
O Alentejo foi a região portuguesa mais premiada na competição gaulesa, tendo somado três medalhas de ouro entregues aos vinhos Cem Reis Syrah Reserva 2013, Homenagem à Hans Christian Andersen 2011 Cortes de Cima e Humanitas Reserva 2013, revela, em comunicado, a associação Vinhos de Portugal.
 
Ainda no panorama dos vinhos alentejanos, destaque para o Escolha Syrah Tinto 2011, que arrecadou, também, uma medalha de prata, que se juntou às duas dos vinhos Casa Ermelinda Freitas Syrah 2012 e Sto. Isidro de Pegões Syrah 2012, ambos da Península de Setúbal.
 
De acordo com a Vinhos de Portugal, o nosso país foi o 5.º mais medalhado na edição de 2015 do Syrah du Monde, terminando a competição à frente de nações prestigiadas do “mapa” vínico mundial como Itália, Canadá ou Espanha.
 
Promovido, anualmente, pela associação francesa Forum ?nologie, o concurso Syrah du Monde tem como objetivo distinguir vinhos da casta Syrah com “distintas marcas de qualidade”, proporcionando aos produtores “um meio fiável para defender o verdadeiro aroma e as especificidades do sabor dos seus vinhos”.
 
A Syrah é, neste momento, uma das mais importantes variedades de uva a nível internacional, a par da Merlot, Cabernet, Sauvignon, Pinot Noir, Sauvignon Blanc e Chardonnay. Em 2004/2005, as vinhas de Syrah ocupavam já mais de 140.000 hectares em todo o mundo.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório