Gastronomia

Vinhos: Oeiras escolhida para acolher concurso mundial

Oeiras foi escolhida para acolher, entre 29 e 30 de Maio, a XIV edição do concurso internacional de vinhos "La Selezione del Sindaco", originário de Itália e que, pela primeira vez, vai realizar-se fora daquele país.
Versão para impressão
Oeiras foi escolhida para acolher, entre 29 e 30 de Maio, a XIV edição do concurso internacional de vinhos “La Selezione del Sindaco”, originário de Itália e que, pela primeira vez, vai realizar-se fora daquele país. A competição decorre no Palácio Marquês de Pombal e prevê a participação conjunta de produtores e dos municípios onde os vinhedos estão localizados.
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a Câmara Municipal de Oeiras explica que o concurso “La Selezione del Sindaco” tem como objetivo “estimular a produção de vinhos de qualidade, baseados na tradição secular da cultura do vinho, em determinado território”, bem como promovê-los através de um “pacto de aliança entre produtores e municípios”.
 
Na competição podem participar, apenas, “vinhos de qualidade (DOCG, DOC e IGT) produzidos em pequenos lotes (até 50 mil garrafas). Este ano, vão ser cerca de 1.000 os vinhos a concurso, que serão avaliados, em Oeiras, por um júri composto por 80 enólogos provadores e jornalistas do setor enogastronómico oriundos de diversos países.
 
A decisão de realizar o concurso, que pela primeira vez sai de Itália, na vila de Oeiras, foi tomada por sugestão da Associação de Municípios do Vinho (AMPV). A sugestão foi, depois, aceite pelas entidades responsáveis pela sua organização: a Associação Nacional 'Cittá del Vino' e a RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho.
 
De acordo com a autarquia, a escolha do município português esteve também relacionada com o facto de Oeiras “ser a [região] produtora de vinho que, até à data, recebeu a pontuação mais alta em todas as edições do concurso” italiano. Em 2012, por exemplo, o vinho “Conde de Oeiras” foi agraciado com a Grande Medalha de Ouro, alcançado uma pontuação de 93,6 pontos.
 
A cerimónia de atribuição dos prémios do concurso, que tem como país convidado o Brasil, vai decorrer nos primeiros 10 dias do próximo mês de Julho integrada na programação da Exposição Universal de Milão, em Itália. 
 
A programação do evento em Oeiras inclui ainda, em paralelo, várias outras atividades, como um Concurso de Vinhos Espumantes, um Concurso de Rótulos e dois concursos de Fotografia, um deles dedicado à “Melhor Paisagem” e outro à “Melhor Adega”. 
 
Ainda em Oeiras, na sequência do “La Selezione del Sindaco”, será realizado o ?Festival de Vinhos Europeus e do Enoturismo”, que decorre a 5, 6 e 7 de Junho.

O evento, promovido pelaConfraria do Vinho de Carcavelos, tem entrada gratuita e destina-se a enófilos e famílias, visando divulgação junto do público consumidor de todos os vinhos apresentados anteriormente a concurso, entre os quais os premiados.

Clique AQUI para aceder ao site oficial do concurso (em italiano).

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório