Negócios e Empreendorismo

Vila Viçosa: fábrica é líder mundial nos mármores

NULL
Versão para impressão
A tecnologia de ponta usada na empresa ETMA, de Vila Viçosa, Alentejo, é cem por cento nacional e as encomendas chegam de várias partes do mundo. É um caso de sucesso num concelho onde o setor do mármore ocupa 93 por cento da população ativa.

A vantagem desta tecnologia portuguesa passa pela precisão na leitura das imperfeições da pedra. Os conhecimentos do pessoal técnico são também uma mais-valia da tecnologia StoneCut, utilizada pela fábrica ETMA, de Vila Viçosa e desenvolvida pela Companhia de Equipamentos Industriais.

Atualmente, esta tecnologia é uma referência a nível mundial. "Tradicionalmente, a tecnologia de rocha ornamentais era importada da Itália e da Alemanha, hoje somos nós a referência mundial dessa tecnologia", afirma Agostinho da Silva, da Companhia de Equipamentos Industriais, à RTP.

António Casto, da ETMA, explica que esta tecnologia permite à fábrica reduzir desperdícios e conseguir preços mais baixos. Estas margens de lucro conduziram a encomendas vindas de países como o Qatar, Singapura e de empresas como a Rolls Royce.

Em Vila Viçosa, o setor do mármore ocupa cerca de 93 por cento da população ativa. Segundo a RTP, o mármore existe no subsolo deste concelho para, pelo menos, mais 1000 anos.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub