Ambiente

Vila Real: Autocarros mostram animais da região

Dez autocarros da frota da Corgobus vão ser ocupados, nas partes laterais exteriores, com imagens dos animais mais emblemáticos do concelho de Vila Real. Entre eles contam-se a salamandra, o sardão [na foto], a borboleta azul ou a gralha-de-bico-verm
Versão para impressão
Dez autocarros da frota da Corgobus vão ser ocupados, nas partes laterais exteriores, com imagens dos animais mais emblemáticos do concelho de Vila Real. Entre eles contam-se a salamandra, o sardão [na foto], a borboleta azul ou a gralha-de-bico-vermelho, espécies em vias de extinção que assim se dão a conhecer às populações.

Além de funcionar como ação de sensibilização para a preservação da biodiversidade no concelho, este é também um incentivo à utilização dos transportes públicos. Sob o mote de que até as espécies em extinção utilizam aqueles serviços, a Corgobus lança o desafio à população da cidade: “Porque não experimenta também?”

A iniciativa lançada pela autarquia insere-se no Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real que conta com um financiamento de 1,7 milhões de euros, aprovado no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 – O Novo Norte).

Ao seu abrigo desenvolvem-se dois projetos: o “Seivacorgo”, para a proteção das margens ribeirinhas dos rios Corgos e Cabril e dos seus afluentes, e o “Proteger é conhecer”, que visa proteger as várias espécies que vivem neste território, algumas delas ameaçadas.

O vereador do pelouro do Ambiente, Miguel Esteves, referiu à agência Lusa que nos próximos dois anos a autarquia quer transformar Vila Real num concelho “emblemático” na preservação da biodiversidade.

Para já, são as espécies que habitam no Parque Natural do Alvão (PNA) e no rio Corgo e seus afluentes – a salamandra, o sardão, um morcego, a borboleta azul e a gralha-de-bico-vermelho – que passam a mensagem, nos autocarros de Vila Real.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório