Ambiente

Vila Nova de Famalicão inaugura horta biológica

NULL
Versão para impressão
A horta biológica da Quinta do Mato, inaugurada esta segunda-feira, vai permitir ensinar a população a cultivar produtos mais saudáveis para a alimentação e a adotar boas práticas agrícolas. O espaço é da responsabilidade da Resinorte, empresa que gere a triagem, recolha, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos do Norte Central.

Situada na vila de Riba d´Ave, no concelho de Vila Nova de Famalicão, a horta tem uma área de cultivo de 700 metros quadrados. Ervas aromáticas, plantas medicinais e condimentares, milho, alface e cenoura são alguns dos produtos que ali vão crescer.

A iniciativa visa cumprir uma "função educativa, formativa e social", refere um comunicado da Resinorte, pelo que serão organizadas visitas de grupos escolares à horta, possibilitando assim a promoção de atividades didáticas e de proximidade com a comunidade envolvente.

A promoção da compostagem doméstica junto da população envolvente é outra das metas; na horta, a prática já é desenvolvida e o composto que vai ser utilizado na fertilização dos solos é produzido pela própria Resinorte.

Segundo a entidade, a compostagem fornece um material rico em nutrientes que melhora o desenvolvimento dos produtos cultivados. Além disso, ajuda a reter a humidade, melhora as características dos solos e permite a redução do uso de fertilizantes químicos, bem como a quantidade de resíduos a depositar em aterros.

A Resinorte iniciou a sua atividade em outubro de 2009 e serve uma população de cerca de um milhão de habitantes. Trata mais de 350 mil toneladas de resíduos por ano, cobrindo uma área superior a oito mil quilómetros quadrados.

No ano passado, foram comercializadas cerca de 15 mil toneladas do composto produzido a partir dos resíduos tratados na Estação de Tratamento Mecânico-Biológico, do Pólo do Vale do Ave.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub