Saúde

VIH: Plataforma inédita online une médicos e doentes

NULL
Versão para impressão

Foi lançada esta semana a primeira plataforma online nacional que se alimenta de testemunhos vivos, em vídeo, de médicos especialistas em VIH/sida e pessoas com VIH que dão conselhos e falam das suas vivências relacionadas com o vírus. A palaforma Tal Como Tu pode ser acedida em http://talcomotu.org/home/.

A campanha arranca com o enfoque nas mulheres, porque o VIH se tornou, mundialmente, a primeira causa de doença e de morte entre as mulheres em idade fértil. Em Portugal, existem mais de 10000 casos de mulheres com a infecção, representando cerca de 30% do total de casos.

São histórias e informação em vídeo – partilhadas no site, Youtube e Facebook – que têm como objetivo servir de apoio e partilhar experiências ligadas ao VIH, de forma a melhorar a qualidade de vida e ajudar a superar obstáculos, aproximando médicos e doentes fora do espaço saúde.

Através das histórias e do conhecimento dos profissionais de Saúde e das pessoas que deram o testemunho, espera-se que esta plataforma consiga responder às questões colocadas e vividas pelas mulheres com VIH/sida.

Tal Como Tu evoluirá ao longo do tempo, com o aumento do número de testemunhos, tanto de profissionais como de doentes, sendo ainda composto por uma área informativa que fornece dados sobre a doença.

Adicionalmente, o site disponibiliza um estudo quantitativo da percepção das mulheres portuguesas sobre o VIH/sida, realizado no final do mês de Novembro de 2011, que revela o desconhecimento das mulheres portuguesas quanto às formas de transmissão da infeção por VIH, e também uma secção de notícias em atualização permanente.

Tal como Tu é uma plataforma criada para a mulher com VIH/sida, considerando a existência de algumas particularidades relativamente à infeção no homem, como o factor gravidez e menopausa, e a ausência de informação disponível.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório