Ambiente

Vietname: Tartaruga doente é finalmente resgatada

Há meses que as autoridades vietnamitas procuravam resgatar, sem sucesso, uma tartaruga gigante ferida. Este domingo, o animal chegou finalmente terra firme para ser submetido a tratamento médico, para alívio de especialistas e da população em geral,
Versão para impressão
[Fotografia: © REUTERS/Kham]

Há meses que as autoridades vietnamitas procuravam resgatar, sem sucesso, uma tartaruga gigante ferida. Este domingo, o animal chegou finalmente terra firme para ser submetido a tratamento médico, para alívio de especialistas e da população em geral, para quem a tartaruga é um símbolo de independência.

Ao todo, 50 pessoas participaram na missão de salvamento, que decorreu no lagon Kiem, em Hanói. Com a ajuda de barcos e redes, a tartaruga pôde ser entregue aos cuidados dos especialistas.

Tendo entre 80 a 100 anos de idade, o animal é um dos poucos exemplares remanescentes da espécie Rafetus swinhoei, atualmente em vias de extinção – acredita-se que existam apenas mais quatro tartarugas semelhantes no mundo, reporta a agência Reuters.

De acordo com uma lenda vietnamita, uma tartaruga gigante que habitava o mesmo lago era a guardiã de uma espada mágica concedida ao rei Le Loi, no século XV. O artefacto terá sido usado na conquista da independência face à Dinastia Ming, da China.

Pensa-se que o débil estado de saúde da tartaruga foi causado pela poluição do lago Hoan Kiem e pela ação de pescadores e de outras tartarugas menores.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub