Inovação e Tecnologia

Vídeos colocados no Youtube podem render dinheiro

NULL
Versão para impressão

O YouTube está a pagar aos utilizadores que partilham vídeos virais no canal da internet. Quando os vídeos atingem altos níveis de visualizações, o Youtube oferece ao dono do vídeo uma percentagem da publicidade colocada naquela página. Algumas famílias já receberam maios de 115 mil euros graças a este acordo.

Uma criança que morde o dedo do irmão, a reação de uma menina quando os pais lhe dizem que vai visitar a Disneylândia, um miúdo baralhado por causa da anestesia do dentista. Estes são apenas alguns exemplos de vídeos que se tornaram virais (visto por muitos milhares de pessoas num curto espaço de tempo) e que o Youtube selecionou para receberem parte do lucro da publicidade das páginas.

Um dos “afortunados” foi Howard Davies-Carr, cujo vídeo do seu filho mais novo a morder o dedo do filho mais velho já foi visionado mais de 400 milhões de vezes, o que terá resultado em lucros superiores a 115.000 euros.

Em declarações ao jornal The Sunday times, o pai das crianças disse que nunca esperou que o vídeo se tornasse viral. “Foi um dos primeiros vídeos que coloquei no youtube. Era apenas um momento que queria partilhar com o padrinho dos miúdos que vive no Colorado (EUA)”, explicou.

Atualmente, há já centenas de utilizadores norte-americanos a obter retorno financeiro do Youtube. Durante o ano passado, o número de pessoas a receber pelo menos sete mil euros/ano duplicou. Na Europa os valores ainda não foram divulgados pelo Youtube.

De qualquer forma, um responsável do canal, Kevin Allocca, disse ao The Sunday Times que a percentagem de vídeos que se torna viral, ou seja, que regista milhões de visitas num curto espaço de tempo, “é ainda muito pequena”.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub