Inovação e Tecnologia

Vídeos colocados no Youtube podem render dinheiro

NULL
Versão para impressão

O YouTube está a pagar aos utilizadores que partilham vídeos virais no canal da internet. Quando os vídeos atingem altos níveis de visualizações, o Youtube oferece ao dono do vídeo uma percentagem da publicidade colocada naquela página. Algumas famílias já receberam maios de 115 mil euros graças a este acordo.

Uma criança que morde o dedo do irmão, a reação de uma menina quando os pais lhe dizem que vai visitar a Disneylândia, um miúdo baralhado por causa da anestesia do dentista. Estes são apenas alguns exemplos de vídeos que se tornaram virais (visto por muitos milhares de pessoas num curto espaço de tempo) e que o Youtube selecionou para receberem parte do lucro da publicidade das páginas.

Um dos “afortunados” foi Howard Davies-Carr, cujo vídeo do seu filho mais novo a morder o dedo do filho mais velho já foi visionado mais de 400 milhões de vezes, o que terá resultado em lucros superiores a 115.000 euros.

Em declarações ao jornal The Sunday times, o pai das crianças disse que nunca esperou que o vídeo se tornasse viral. “Foi um dos primeiros vídeos que coloquei no youtube. Era apenas um momento que queria partilhar com o padrinho dos miúdos que vive no Colorado (EUA)”, explicou.

Atualmente, há já centenas de utilizadores norte-americanos a obter retorno financeiro do Youtube. Durante o ano passado, o número de pessoas a receber pelo menos sete mil euros/ano duplicou. Na Europa os valores ainda não foram divulgados pelo Youtube.

De qualquer forma, um responsável do canal, Kevin Allocca, disse ao The Sunday Times que a percentagem de vídeos que se torna viral, ou seja, que regista milhões de visitas num curto espaço de tempo, “é ainda muito pequena”.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório