Mundo

Vídeo: Um segundo por dia durante um ano

Filmar um segundo por dia, nos 365 dias do ano. Esta foi a promessa feita por Cesar Kuriyama, no dia em que completou 30 anos - o mesmo dia em que decidiu demitir-se da agência publicitária onde trabalhava. A ambição de dar asas à criatividade culmin
Versão para impressão

Filmar um segundo por dia, nos 365 dias do ano. Esta foi a promessa feita por Cesar Kuriyama, no dia em que completou 30 anos – o mesmo dia em que decidiu demitir-se da agência publicitária onde trabalhava. A ambição de dar asas à criatividade culminou num registo vídeo de um ano completo, que o americano quer repetir até ao fim da sua vida.

O resultado do trabalho contínuo durante um ano resultou na montagem de um vídeo, quase documental, e que apresenta imagens muito heterogéneas. O projeto foi lançado no vimeo há duas semanas e já conta com cerca de 280 mil visualizações.

Durante a conferência norte-americana TED (que une pessoas ligadas à tecnologia, entretenimento e design), Kuriyama explicou: “Se viver até aos 80 anos, vou ter um vídeo de cinco horas que sumariza 50 anos da minha vida”.

O produtor do vídeo admite que teve algumas dificuldades, porque a vida nem sempre tem coisas interessantes para serem filmadas todos os dias, além de que é difícil resumir um dia em apenas um segundo.

Kuriyama referiu ainda que procurou retratar momentos bons e maus e que isso é visível, por exemplo, quando filma a sua cunhada que esteve internada no hospital durante o ano. “Gravar esses segundos num mau dia é muito difícil”, reconhece.

No entanto o jovem explica que o processo pode ter um efeito terapêutico porque o ajuda a processar, reconhecer e a lidar com aquilo que lhe acontece durante o dia.

Kuriyama vai continuar a gravar um segundo por dia e, em breve, irá lançar uma aplicação para smart-phone que permite que o cidadão comum faça o seu próprio vídeo.

[Notícia sugerida por Sofia Baptista]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub