Cultura

Vídeo sobre a Murtosa vence prémio internacional

O mês de Julho viu várias vitórias portuguesas, incluindo o prémio de ?Vídeo Mais Votado? na Museums in Short, uma competição internacional de curtas gravadas por museus.
Versão para impressão
A curta-metragem realizada pelo Museu da Murtosa venceu o prémio de “Vídeo Mais Votado” na Museums in Short, uma competição internacional de curtas gravadas por e sobre museus. No concurso participaram mais de 15 países, com um total de 50 curtas, entre as quais seis portuguesas. Os vencedores foram anunciados numa cerimónia em Milão, Itália.
 
O vídeo “Murtosa” foi o mais popular entre o público recebendo quase 400 votos em apenas cinco dias. O filme foi realizado por Sérgio Pereira e co-produzido pela “QUE CENA” e pela “GLORYBOX”.

Realizada para ser projetado nas instalações do Comur – o Museu Municipal de Murtosa, a curta-metragem revela, numa linguagem quase onírica, as várias paisagens e atividades do município – nomeadamente a pesca, a agricultura e a praia. 

O Comur, instalado numa antiga fábrica de conservas, apresenta-se como um espaço museológico dedicado à História de uma comunidade e à Fábrica de Conservas da Murtosa. As conservas de enguia são, ainda hoje, uma das imagens de marca e as grandes embaixadoras da Murtosa fora de portas. 

 

Nas outras três categorias do concurso, os vencedores foram:

  • “Conhece os teus micróbios” foi realizado pelo museu Micropia em Amesterdão (Holanda) e ganhou o prémio “Museums in Spot”, atribuído a vídeos especialmente curtos.
  • A curta “Constrói construções” do Kiran Nadar Museum of Art (Índia) ganhou o prémio “Museums in Short”.
  • O Prémio Especial do ICOM Milão 2016, dedicada à relação entre museus e paisagens, foi para a Stiftung Domäne Dahlem – Landgut und Museum (Alemanha) pela curta “De onde vem a minha comida? Uma visita a Domäne Dahlem”.
A competição Museums in Short, que já vai na sua terceira edição, tem como objetivo ampliar o conhecimento das pessoas sobre o papel dos museus, quer sobre os seus esforços técnicos, quer sobre as suas inovações históricas e artísticas.

É uma iniciativa de âmbito internacional e de renome, como revela a participação na competição de instituições de prestígio como o Victoria & Albert Museum e o Van Gogh Museum.

 
A atribuição dos prémios será em Outono, num local ainda a confirmar pela organização.
 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub