Ciência

Vídeo: NASA mostra ao mundo o lado oculto da Lua

A NASA acaba de mostrar ao mundo, através de um novo vídeo, o "lado oculto" da Lua. O "outro lado" lunar tem despertado, durante décadas, a curiosidade dos astrónomos e está agora à vista de todos.
Versão para impressão
A NASA acaba de mostrar ao mundo, através de um novo vídeo, o “lado oculto” da Lua. O “outro lado” lunar tem despertado, durante décadas, a curiosidade dos astrónomos e está agora à vista de todos graças a um mapeamento detalhado feito pela agência espacial norte-americana.
 
Também chamado de “lado escuro da Lua” (embora incorretamente, já que a Lua está sempre iluminada, na íntegra, pelo Sol, excepto em períodos de eclipse lunar total), este hemisfério não pode ser visto da Terra devido ao movimento de rotação sincronizado do nosso planeta e do seu satélite natural.
 
O “lado oculto” da Lua foi visto pela primeira vez quando a sonda soviética Luna 3 enviou para a Terra, em 1959, uma série de imagens de baixa qualidade. Agora, com recurso a centenas de 'terabytes' de dados recolhidos pelo satélite norte-americano Lunar Reconnaissance Orbiter, em órbita há seis anos, este lado está a ser mapeado com precisão.
 
No âmbito deste mapeamento, “extremamente detalhado”, e baseando-se nas informações recolhidas, a NASA desenvolveu um vídeo “que mostra como é o aspeto da Lua a partir do 'outro lado' do satélite”. Em comunicado, a agência espacial explica que, tal como o lado visível da Lua, também o seu lado “oculto” passa por um ciclo completo de fases.
 
“Porém, a superfície do 'lado oculto' é muito diferente: tem menos manchas escuras de grandes dimensões”, sendo, em vez disso, povoado por “crateras de todos os tamanhos”.

O principal destaque vai para “uma das maiores e mais antigas crateras de impacto do sistema solar”, a bacia do Pólo Sul-Aitken, com cerca de 2.500km de diâmetro e 13km de profundidade, visível na região inferior do hemisfério “oculto” da Lua.

Notícia sugerida por Patrícia Guedes

Veja abaixo o vídeo divulgado pela NASA.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório