Ambiente

Vídeo com gorilas selvagens e turista faz sucesso

NULL
Versão para impressão

No último dia de visita ao Parque Nacional de Bwindi, no Uganda, um turista norte-americano que estava a recolher imagens da área foi abordado por um grupo de gorilas e as suas crias. Os animais selvagens sentaram-se perto de Jonh interagindo de forma amistosa. O vídeo, divulgado há dias no YouTube, já foi visto por mais de um milhão de pessoas.

Os gorilas adultos passeavam com as crias pelo parque, uma área protegida com uma extensão de 32 mil hectares, e ao verem o homem sentado na berma fizeram uma paragem.

As crias revelaram uma grande curiosidade pelo turista interagindo através do toque, como festas na cabeça. Jonh permaneceu quieto sem fazer movimentos, de modo a não afugentar os animais. Juntamente com as crias estavam o pai e a mãe que as deixaram aproximar-se de Jonh.

A dada altura, a fêmea adulta aproxima-se e dá um “beijo” na face de Jonh, como se fosse um gesto de agradecimento. Após esta pausa o grupo decide ir embora e continuar o seu quotidiano.

No ínicio do video Jonh faz questão de mencionar que nenhuma das cenas foi encenada e que tudo aconteceu naturalmente. O turista afirma ainda que este tipo de interação entre gorilas selvagens e humanos são muito raras.

O Parque Nacional “Impenetrável” de Bwindi

Este parque situa-se nas montanhas do extremo sudoeste do Uganda, à beira do Vale do Rift, junto à fronteira com a República Democrática do Congo cobrindo uma área de 32 mil hectares.

Este parque contém uma grande população de gorilas em estado selvagem, espécie em vias de extinção: são cerca de 340 indivíduos de acordo com a contagem de 2006.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub