Gastronomia

Viana do Castelo tem novo ícone gastronómico

A cidade de Viana do Castelo tem um novo ícone gastronómico: o Bacalhau à Viana, que deverá tornar-se o prato representativo do concelho.
Versão para impressão
A cidade de Viana do Castelo tem um novo ícone gastronómico: o Bacalhau à Viana, apresentado esta semana em conferência de imprensa e que deverá tornar-se o prato representativo do concelho.
 
A iniciativa de eleger um representante para a gastronomia local surgiu de uma parceria entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo.
 
De acordo com uma nota publicada no site oficial da autarquia, o “novo prato nasceu do trabalho de uma equipa liderada pelo chefe Vinagre”, estando integrado no programa “Prove Viana” e tendo como objetivo promover, de forma estratégica, a cultura gastronómica da região entre os turistas.
 
Após um consenso alcançado junto dos restaurantes da cidade que aderiram ao programa, o prato escolhido foi o Bacalhau à Viana, “uma receita confecionada à base de produtos típicos, nomeadamente o bacalhau, o azeite, a boroa, a cebola o alho e a batata”.
 
O chefe Vinagre coordenou, então, a definição de uma receita oficial, “que permita conferir uma identidade ao prato”. Porém, os estabelecimentos hoteleiros envolvidos terão a possibilidade de interpretar a receita à sua maneira, desde que sem desvios de maior.
 
Por seu lado, a Câmara Municipal ficará encarregue de promover este novo símbolo gastronómico de Viana junto de quem visitar a cidade.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório