Fitness & Bem-estar

Viana abre Centro Cultural com selo de Souto Moura

Já inaugurou, este domingo, o Centro Cultural de Viana Castelo, projeto desenhado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura.
Versão para impressão
Já inaugurou, este domingo, o Centro Cultural de Viana Castelo, projeto com assinatura do arquiteto Eduardo Souto Moura. A festa de inauguração contou com a participação de 32 associações culturais e desportivas do concelho e o palco principal do equipamento vai ser estreado, esta sexta-feira, pelo fadista Camané.

Com capacidade para 4.000 pessoas, o Centro Cultural de Viana do Castelo, na praça Marques Júnior, está localizado num espaço privilegiado da frente ribeirinha e pretende representar uma nova centralidade cultural do Alto Minho.

O palco principal deste equipamento vai ser estreado, na próxima sexta-feira, com um concerto do fadista Camané, cujos bilhetes já estão à venda por cinco euros. Depois, dia 29 de Julho, o Centro Cultural acolhe um evento da Escola Desportiva de Viana (EDV) com a participação de mais de 900 atletas.

Com variadas valências, este equipamento da autoria do arquiteto Souto Moura, vencedor do Pritzker de 2011, vem viabilizar a disponibilidade, no Alto Minho, de uma nova infra-estrutura vocacionada para uma programação nos domínios da cultura, do lazer, da animação turística, do desporto e da promoção económica.

Este equipamento de características únicas na região tem uma área de implantação e de construção de 4.425 metros quadrados e utilizou 900 toneladas de aço para betão, tendo uma estrutura metálica de 1.200 toneladas.

O valor desta obra rondou os 13 milhões de euros, valor que inclui os arranjos exteriores no valor de 1,1 milhões de euros e que contemplam novos acessos pedonais e rodoviários, uma zona relvada e arbórea, além uma zona ribeirinha de acesso ao rio Lima e de um parque para autocarros e veículos ligeiros.

Em comunicado, a autarquia relembra que esta obra iniciada em 2008 e concluída em Julho de 2013 só foi possível com apoio de fundos comunitários, contando também com o apoio e de dez municípios do Alto Minho.
 

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub