Cultura

Viajar pela história da Escrita em Almodôvar

A invenção da escrita foi tão importante para a evolução do ser humano que esta data define o início da Antiguidade, época que termina com o surgimento da Idade Média. Na Península Ibérica, a forma mais antiga de escrita é a tartéssica, e é a ela que
Versão para impressão
O Museu da Escrita do Sudoeste (MESA) fica no espaço onde antes existia o cine-teatro da vila. Pode parecer difícil incluir mais de 2500 anos de História num edifício tão pequeno, mas a verdade é que ali se conta tudo sobre a escrita mais antiga de que há registo na Península Ibérica: a escrita tartéssica do sudoeste.

A qualidade da exposição e dos elementos multimédia mereceu ao MESA a menção honrosa no prémio Melhor Museu Português, no final de 2009.

Além das várias estelas – lápides onde se esculpia esta escrita – o museu mostra um documentário sobre o nascimento e funcionamento desta escrita e também inclui um quadro com o significado dos caracteres desenhados nas pedras.





O museu divide-se em dois andares, com mais de 20 estelas – originais e réplicas – compostas por inscrições numerais, alfabéticas e figurativas.

A escrita tartéssica, composta por 19 caracteres, deriva da escrita fenícia. A escrita, ao contrário da nossa, começava da esquerda para a direita e como os nossos cadernos são pautados, também as pedras dos nossos antepassados eram divididas em linhas paralelas e marcadas.

Horário de Funcionamento:
Terça-feira a sábado: 10h00 – 13h00 e 14h00 – 18h00
Encerra ao domingo, segunda-feira e feriados

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório