Cultura

Vhils: Artista urbano português à conquista de Xangai

Já é considerado um dos melhores exemplos da arte de rua mundial dos últimos anos. Ficou conhecido pelos grandes rostos que esculpe em edifícios abandonados, mas o seu reportório não se fica por aí.
Versão para impressão
Já é considerado um dos melhores exemplos da arte de rua mundial dos últimos anos, Ficou conhecido pelos grandes rostos que esculpe em edifícios abandonados, mas o seu reportório não se fica por aí. Dentro e fora das quatro paredes, a arte de Alexandre Farto ou Vhils – nome com o qual também se identifica – já chegou a Xangai.
 
A exposição de Alexandre Farto – a primeira do artista no continente asiático – assinalou também a inauguração da nova galeria Magda Danysz em Xangai, no dia 31 de Março.
 
O primeiro dia da mostra reuniu centenas de pessoas, entre galeristas, colecionadores, professores, críticos, diplomatas e portugueses residentes em Xangai. “Sabíamos que as paredes tinham ouvidos, mas Alexandre Farto deu-lhes também uma alma, criada a golpes de escopro e martelo”, comentou à Agência Lusa um visitante.
 
Enquanto preparava a exposição a preparada, Vhils foi deixando a sua marca também nos edifícios abandonados da cidade.
  
Apresentado pela galeria Magda Danysz como “a nova estrela em ascensão da arte contemporânea”, Alexandre Farto, nascido em Lisboa em 1987, já expôs em vários países, entre os quais o Brasil, Estados Unidos, Itália e Colômbia. O seu trabalho tornou-se mais visível em Portugal após a colaboração com o grupo musical Orelha Negra na gravação de um videoclip.
 
O cônsul-geral português em Xangai, Joaquim Moreira de Lemos, não tem dúvidas: a exposição de VHILS “reforça a notoriedade do nosso país, através de mais uma demonstração do que sabemos criar com qualidade”.
 
“Alexandre Farto exportou para a China talento, um bem que não figurará nas estatísticas oficiais mas que não deixa de ter a maior relevância e significado para nós”, disse o diplomata à Agência Lusa. 
 
A exposição estará patente em Xangai até meados de Maio.

Conheça melhor o trabalho de Alexandre Farto AQUI.

[Notícia sugerida por Sofia Baptista]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório