Negócios e Empreendorismo

Vestuário: IOU aproxima produtores e consumidores

NULL
Versão para impressão
Dignificar e dar voz aos tecelões indianos que produzem alguns dos tecidos usados na grande indústria do vestuário, é o objetivo do projeto I Owe You (IOU) que comercializa, por um valor justo e de forma personalizada, peças de roupa elaboradas a partir destes tecidos.

O IOU é um projeto, com base em Madrid, que comercializa através da internet peças de vestuário feitas a partir de faixas de algodão indiano, os famosos “Madras” (Madrasi checks, nome original), produzidas por artesãos. O padrão destes tecidos é semelhante à flanela axadrezada, muito em voga durante o movimento grunge.

Reduzindo os intermediários entre o produtor e o consumidor ao mínimo, o IOU garante que os tecelões são remunerados por um valor justo, ao contrário do que é habitual quando colaboram com os grandes retalhistas internacionais.

Os tecidos são fabricados no estado indiano de Tamil Nadu, no sul da Índia. Depois seguem para fábricas da Europa (incluindo a Mundicorte & Babex em Portugal – ver vídeo clicando no link acima) onde são transformadas em peças de roupa únicas.

Todas as peças estão catalogadas com um código através do qual os consumidores têm acesso ao nome do tecelão e da fábrica que produziu a peça. Estes códigos – conhecidos como Quick Response – podem ser identificados através de um smartphone, com uma aplicação do IOU Project

Ao adquirir estes produtos, os consumidores podem, assim, ter acesso imediato ao perfil e história de vida do tecelão e também do fabricante europeu que estão por detrás da peça adquirida.

Para além de comercializar as peças de vestuário, o IOU permite também que qualquer pessoa se torne revendedora dos produtos, tendo criado uma cadeia de comércio justo online, a Trunk Show Host.  

No site pode encontrar-se vestuário feminino, masculino e unissexo. Os produtos vão desde os 50 euros até cerca de 170 euros. De acordo o portal do IOU, cada peça de vestuário é única e não existem duas iguais. 

Clique AQUI para aceder ao IOU Projet.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório