Cultura

Veneza: Portugal na Bienal de Arquitetura

O projeto "No place like - 4 houses, 4 films", criado por quatro arquitetos e quatro artistas portugueses, vai inaugurar sexta-feira a representação de Portugal na Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza.
Versão para impressão
O projeto “No place like – 4 houses, 4 films“, criado por quatro arquitetos e quatro artistas portugueses, vai inaugurar sexta-feira a representação de Portugal na Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza.

A participação portuguesa, organizada e produzida pela Direcção-Geral das Artes (DGArtes) do Ministério da Cultura com a colaboração da Trienal de Arquitetura de Lisboa, é comissariada por Julia Albani, José Mateus, Rita Palma e Delfim Sardo.

A mostra coletiva atravessa várias gerações de arquitetos e artistas, contando com a participação dos arquitetos Manuel e Francisco Aires Mateus, Ricardo Bak Gordon, João Luís Carrilho da Graça e Álvaro Siza Vieira. Os trabalhos dos arquitetos são acompanhados de videos e filmes dos artistas Filipa César, João Onofre, João Salaviza e Julião Sarmento.

Enquanto os primeiros vão apresentar projetos de quatro ateliers de arquitetura, os artistas irão exibir filmes ficcionais sobre a relação destas casas com os contextos em que se inserem, segundo o projeto global divulgado pela DGArtes.

O projeto apresentado por Siza Vieira é o único de habitação coletiva económica – o Bairro da Bouça, no Porto – enquanto os restantes são de habitações unifamiliares.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório