Cultura

Veneza expõe fotos de Kubrick sobre a Nazaré

Centenas de fotografias tiradas pelo cineasta norte-americano Stanley Kubrcik (1928-1999) e que comprovam a sua genialidade estão presentes numa exposição em Veneza, norte de Itália. Entre elas estão uma série de fotografias tiradas na Nazaré, na zon
Versão para impressão
Centenas de fotografias tiradas pelo cineasta norte-americano Stanley Kubrick (1928-1999) e que comprovam a sua genialidade estão presentes numa exposição em Veneza, norte de Itália. Entre elas estão uma série de fotografias tiradas na Nazaré, na zona oeste de Portugal, quando o cineasta trabalhava para a revista “Look”, uma das rivais da “Life” na época.

Os editores de Kubrick enviaram-no para fotografar os locais turísticos mais conhecidos de Portugal, um país que tinha escapado incólume aos horrores da II Guerra Mundial, bem como os principais monumentos e as igrejas mais antigas, ao acompanhar as férias de um casal de compatriotas, Jan e Bill Cook.

O jovem fotógrafo, e futuro autor de filmes como Spartacus e 2001: Odisseia no Espaço, deixou-se fascinar pela vila de pescadores da Nazaré. Fascinaram-lhe os locais, a faina da pesca e sobretudo os rostos das crianças e as mulheres vestidas de negro.

Na década de 50, grandes fotógrafos estrangeiros como Henri Cartier-Bresson, Edouard Boubat ou Bill Perlmutter passariam por Portugal com especial interesse na Nazaré.

Algumas dessas fotografias feitas por Stanley Kubrick na Nazaré, há precisamente 62 anos, fazem agora parte da grande exposição “Stanley Kubrick Fotógrafo: 1945-1950”, que abriu há dias no Instituto Veneto di Scienze, Lettere ed Arti, em Veneza (www.mostrakubrick.it), onde estará patente até ao dia 14 de novembro.

Segundo a AFP, citada pelo Diário de Notícias, a exposição “Stanley Kubrick Fotógrafo: 1945-1950” virá a Lisboa para o ano, depois de passar por cidades como Nova Iorque ou Lugano.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório