Sociedade

Vendas de Vinho do Porto aumentaram

Pela primeira vez, em dez anos, as vendas do Vinho do Porto aumentaram em 2010, subindo 2,9% em volume e 5,1% em valor, para mais de 370 milhões de euros, impulsionadas pelo "fenómeno" Vintage 2007.

Versão para impressão
Pela primeira vez, em dez anos, as vendas do Vinho do Porto aumentaram em 2010, subindo 2,9% em volume e 5,1% em valor, para mais de 370 milhões de euros, impulsionadas pelo “fenómeno” Vintage 2007.

Segundo dados divulgados esta semana pela Associação das Empresas do Vinho do Porto (AEVP), no ano passado o volume de exportações aumentou 2,2 %, enquanto o mercado nacional cresceu 7,6%, tendo sido vendidos um total de 86 milhões de litros.

O volume de negócios do Vinho do Porto exportado foi de 315,9 milhões de euros e, no mercado nacional, as vendas somaram 54,5 milhões de euros, o que representa uma subida de 5,2 e de 5%, respetivamente, conforme explica a agência Lusa.

França, Holanda, Portugal, Bélgica, Reino Unido, Alemanha, EUA, Canadá, Dinamarca, Espanha e Brasil foram os 11 principais mercados do Vinho do Porto que viram o preço médio de venda aumentar 3%, enquanto aumentou 2,5% no mercado nacional.

Para o presidente da AEVP, os dados de 2010 são “um sinal positivo”, mas é preciso que “esta recuperação seja perene no tempo” já que o setor do Vinho do Porto acumulou na última década uma quebra brutal de pelo menos 10%.

[Notícia sugerida pelo utilizador Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub