Ambiente

Vem aí o primeiro preservativo do comércio justo

Dois empresários alemães - Waldemar Zeiler e Philip Siefer- criaram o primeiro preservativo amigo do ambiente. Promovido através de uma campanha de crowdfunding, os Einhorn (unicórnio em alemão) são fabricados através de processos amigos do ambiente,
Versão para impressão
Dois empresários alemães querem lançar o primeiro preservativo do comércio justo e amigo do ambiente. Os Einhorn (que significa unicórnio em alemão) serão fabricados através de processos amigos do ambiente e respeitando as condições sociais dos trabalhadores.

De acordo com o anúncio do projeto na plataforma Startnext, a produção dos preservativos convencionais envolve a plantação massiva de árvores da borracha, o que leva a que sejam usados vários pesticidas para combater as pragas o que provoca a contaminação das águas.

Além disso, dizem os mentores do projeto, estas plantações e as fábricas de preservativos mantêm os trabalhadores em condições precárias – ainda que a sua margem de lucro seja muito ampla (o custo de produção de um preservativo é de apenas 10 cêntimos).

Foi esta preocupação que os levou a criar este projeto para fabricar preservativos através de plantações de árvores de borracha amigas do ambigas do ambiente e com boas condições de trabalho.

As embalagens onde os Einhorn são comercializados também são diferentes: estes preservativos chegam até ao consumidor num pacote semlhante aos das batatas fritas.


Este é um dos pacotes onde serão vendidos os Einhorn

Outra das novidades deste produto é que metade dos lucros conseguidos com as vendas serão revertidos em projetos sociais, como por exemplo a promoção da educação sexual entre os jovens.

“Com Einhorn você não faz apenas sexo, faz sexo sustentável”, é a premissa dos responsáveis por estes preservativos, que atualmente, já foram financiados em cerca de 68 mil euros, ultrapassando os 50 mil euros inicialmente pedidos.

Notícia sugerida por Vítor Fernandes

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório