Desporto

Vela: português parte à conquista de França

Francisco Lobato, o único velejador solitário português, partiu no passado dia 17 de abril do Padrão dos Descobrimentos, em Belém, rumo ao estágio de preparação para o campeonato francês de vela oceânica a solo. Na cerimónia de partida, Lobato foi ai
Versão para impressão
Francisco Lobato, o único velejador solitário português, partiu no
passado dia 17 de abril do Padrão dos Descobrimentos, em Belém, rumo ao
estágio de preparação para o Campeonato Francês de Vela Oceânica a solo.
Na cerimónia de partida, Lobato foi ainda distinguido com a Medalha de
Honra ao Mérito Desportivo, atribuída por Laurentino Dias, Secretário de
Estado da Juventude e do Desporto.

O português vai disputar as diversas regatas do campeonato francês de solitários à vela a bordo do novo veleiro ROFF/Tempo-Team, uma embarcação de topo que já tem provas dadas em diversas competições. “Ainda estou a adaptar-me ao novo barco, mas já percebi a ótima performance, especialmente em ventos fortes”, referiu o velejador ao Diário de Notícias, antes de partir rumo a França.

Entre os meses de maio e outubro, Francisco Lobato participará nas regatas La Solitaire du Figaro, uma rota entre França, Espanha e Irlanda, e La Cap Istambul France. 

Recorde-se que Francisco Lobato venceu a Transat 2009, a prova de travessia do Atlântico, também a solo. Este ano, o português alcançou já bons resultados, nomeadamente na regata Les Sables d’Olonne, disputada em março, onde ficou classificado em primeiro lugar na categoria de novatos e em nono da classificação geral.

Para o Campeonato Francês de Vela Oceânica a Solo, o objetivo é apenas um: “ficar em primeiro lugar na classe de bizuths (estreantes na classe Figaro)”, refere Francisco Lobato, em comunicado oficial.

Miguel Ramalho, administrador da BIZ, uma das entidades que patrocinam o atleta português, explica no mesmo comunicado que “a razão pela qual acompanhamos o Francisco desde a Transat 2009 é porque pretendemos apoiar jovens que se distinguem em modalidades que nem sempre são muito divulgadas. O Francisco é um vencedor, provou-o ano passado e vai prová-lo novamente este ano”.

[Notícia sugerida pela utilizadora Ana Luísa Nóbrega]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório