Em Destaque Gastronomia

Veja com os seu próprios olhos como se pintam amêndoas

Amêndoas de Licor da Arcádia pintadas ao vivo no Porto
Versão para impressão

São consideradas pequenas obras de arte devido ao seu minucioso processo de fabrico e de decoração. Podem ter forma de bebés, cenouras, cerejas, ervilhas, flores ou mesmo leitões, entre muitas outras, e são um símbolo inconfundível da Páscoa e um dos produtos icónicos da Arcádia. De 26 a 28 de março, vai ser possível assistir ao vivo à pintura das Drageias de Licor Bonjour na loja mais antiga da marca, na Rua do Almada nº. 63, no Porto.

Durante três dias, entre as 09h30 e as 18h, quatro “bordadeiras” – termo técnico que se aplica às colaboradoras que se dedicam à decoração daquele produto – vão mostrar como se faz o trabalho minucioso de pintar, uma a uma, as icónicas drageias. Por ano, são vendidas mais de 20 toneladas destas amêndoas artesanais.

Trata-se de um processo de fabrico único em todo o mundo que é mantido na Arcádia já há três gerações, afirmando-se como um dos mais importantes patrimónios históricos desta empresa portuguesa de fabrico artesanal. A receita foi trazida de Paris pelo fundador da Arcádia, Manuel Pereira Bastos, avô dos atuais administradores, Margarida e João Bastos.

Durante todo o ano há um conjunto de 20 pessoas que se dedicam diariamente ao fabrico destas drageias artesanais. Até estarem preparadas para serem cuidadosamente pintadas à mão, as Drageias de Licor Bonjour passam por várias fases durante dois meses. Apenas depois deste período de tempo é que as artesãs se debruçam nos tabuleiros e iniciam o delicado e meticuloso método de decoração e “bordado” da drageia.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub