Ambiente

Veículos elétricos com estacionamento gratuito

A Câmara Municipal de Coimbra preparou um pacote de medidas dedicadas à mobilidade sustentável na cidade, envolvendo a criação de zonas de "estacionamento dedicado para veículos elétricos" com isenção total ou parcial de pagamento, a colocação d
Versão para impressão
A Câmara Municipal de Coimbra preparou um pacote de medidas dedicadas à mobilidade sustentável na cidade, envolvendo a criação de zonas de “estacionamento dedicado para veículos elétricos” com isenção total ou parcial de pagamento, a colocação de postos de abastecimento elétrico e a promoção do car-sharing.

Além do estacionamento dedicado e gratuito em zonas de parqueamento “pago de duração limitada ou parque municipal pago não concessionado”, o município propõe-se a criar 37 postos de carregamento lento (quatro a seis horas) e três de abastecimento rápido (20-30 minutos) para veículos elétricos de duas e quatro rodas, até ao final de 2011, referiu Paulo Leitão, vereador responsável pelo pelouro do trânsito, à agência Lusa.

A autarquia pretende ainda propor a inclusão de veículos elétricos nos “programas de renovação de frotas dos serviços e empresas municipais”, bem como a “microgeração de energia junto das áreas de carregamento de veículos elétricos”, por via de painéis solares.

Estas iniciativas integram-se no Programa para a Mobilidade Elétrica (Mobi-e) que, estando na sua fase piloto, prevê o estabelecimento de uma das primeiras redes de abastecimento de veículos elétricos na Europa. Coimbra é um dos 21 municípios nacionais envolvidos.

As medidas são alvo de apreciação hoje, na reunião do executivo municipal de Coimbra.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório