Cultura

Vaticano publica online milhares de manuscritos

Mais de 1,5 milhão de documentos conservados pelo Vaticano e pela Biblioteca Bodleian, da Universidade de Oxford, vão ser digitalizados e disponibilizados gratuitamente na internet.
Versão para impressão
Mais de 1,5 milhão de documentos conservados pelo Vaticano e pela Biblioteca  Bodleian, da Universidade de Oxford, vão ser digitalizados e disponibilizados gratuitamente na internet. Até agora, a maior parte destes documentos apenas podia ser consultada por especialistas.
 
Em comunicado, a Biblioteca Bodleian, da Universidade de Oxford, explica que serão disponibilizados, nos próximos quatro anos, documentos de três áreas: manuscritos gregos, incunábulos (primeiros livros impressos no século XV) e documentos antigos em hebraico. 
 
A digitalização tornará os documentos acessíveis à população em geral permitindo também a sua consulta sem danificar os originais. Cerca de dois terços dos documentos são da Biblioteca do Vaticano e os restantes da Bodleian.
 
Entre os documentos a digitalizar encontram-se o célebre incunábulo “De Europa” de Pio II Piccolomini, impresso por Albrecht Kunne em Memmingen (cerca de 1491) e a Bíblia latina das 42 linhas de Johann Gutenberg, o primeiro livro impresso com carateres móveis entre 1454 e 1455.
 
Este projeto tornou-se possível graças ao apoio da Fundação Polonsky que também financiou a digitalização de 280 mil manuscritos hebraicos da sinagoga Geniza, do Cairo (Egito) e apoiou a digitalização de manuscritos da Universidade de Cambridge (entre os quais, documentos de Isaac Newton). 

Clique AQUI para aceder ao comunicado da Biblioteca Bodleian.

 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório