Cultura

Vaticano premeia investigador português

O investigador e professor catedrático Luís Casimiro vai receber o galardão Pontificie Accademie in Mariologia 2010, atribuído pelo Vaticano, pela sua tese sobre a Anunciação do Senhor na pintura quinhentista portuguesa. Trata-se do primeiro portuguê
Versão para impressão
[Fotografia: © David Iliff]

O investigador e professor catedrático Luís Casimiro vai receber o galardão Pontificie Accademie in Mariologia 2010, atribuído pelo Vaticano, pela sua teste sobre a Anunciação do Senhor na pintura quinhentista portuguesa. Trata-se do primeiro português a ser distinguido com este prémio anual.

A extensa tese de mais de duas mil páginas demorou sete anos até ficar pronta. Luís Casimiro pretendia, com este trabalho, “estudar a pintura da anunciação, através de esquemas geométricos que possam reforçar a mensagem iconográfica, e ao mesmo tempo toda uma teologia que está por detrás, e enquadrar a anunciação, a encarnação, no fim de um caminho longínquo, desde o Antigo Testamento”, avança a Rádio Renascença.

Doutorado em História da Arte, Luís Alberto Casimiro é natural de Vilar Formoso e licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes do Porto. Atualmente é professor auxiliar convidado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde rege as disciplinas de Iconografia, História da Pintura em Portugal, História da Arte e Cultura e História Urbana.

Foi com emoção que o professor reagiu à distinção: “Coloquei-me na posição de São Francisco de Assis quando ele mal vestido, descalço, sujo da caminhada, é recebido pelo Santo Padre, de certeza que se deve ter sentido esmagado. E eu vou entrar naquilo que é o mundo dos irmãos, dos crentes que partilham da mesma fé”, declarou à Renascença.

O prémio será entregue pelo Secretário de Estado, Cardeal Bertone, numa sessão pública no Vaticano, a ter lugar no dia 16 de dezembro.

[Noticia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório