Negócios e Empreendorismo

Valorsul bate recorde de exportação de energia

NULL
Versão para impressão
A Valorsul bateu, em Outubro, o recorde de exportação mensal de energia. A empresa responsável pelo trabalho e valorização de resíduos sólidos urbanos exportou, nesse mês, mais de 30GWh de energia produzida a partir de resíduos para a rede.

Em comunicado, a Valorsul explica que o recorde assinalado “é fruto de vários fatores positivos, entre os quais a otimização de processos, a inovação de equipamentos instalados e o empenho dos colaboradores”.

Anualmente, a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (CTRSU), localizada em S. João da Talha, “produz energia suficiente para satisfazer as necessidades de consumo de mais de 65 mil famílias”. Além de ser exportada e injetada na rede elétrica nacional, a energia serve também para alimentar a própria central.

A CTRSU é a instalação de valorização de resíduos que mais energia produz em Portugal, quer a partir do “calor resultante da queima” dos resíduos não recicláveis, quer do “biogás proveniente do processo de digestão anaeróbia dos resíduos biodegradáveis ou da captura do mesmo nos aterros sanitários”.

O ano passado, adianta ainda a empresa, “a energia exportada pela Valorsul, com base em recursos não fósseis, correspondeu a cerca de 70.000 toneladas equivalentes a petróleo”, o que permitiu evitar “a importação de cerca de 510 mil barris de petróleo no valor aproximado de 30 milhões de euros”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório