Cultura

Valongo: Sede oficial da Máscara Ibérica

NULL
Versão para impressão

A cidade de Valongo vai ser a sede da Rede Ibérica da Máscara (RIM) que engloba cerca de 20 parceiros nacionais e espanhóis. A decisão foi consensual na reunião que decorreu sábado passado e juntou representantes das localidades portuguesas de Valongo, Minho, Mira e Bragança e espanholas de Castilla y León, Cantábria, Astúrias e Galiza.

A finalidade é obter o reconhecimento das Máscaras Ibéricas como património Imaterial da Humanidade. “Esta associação vai ser sedeada em Valongo. Isto é para nós uma satisfação enorme”, disse à Lusa João Paulo Baltazar, vice-presidente da câmara municipal de Valongo.

A futura RIM terá um órgão consultivo que irá “instruir o processo de candidatura a património a humanidade” e ainda, fazer “o levantamento rigoroso de todas as festas cujo denominador comum seja a máscara tradicional”, sublinhou João Paulo Baltazar.

A RIM contará com o município de Valongo, com a Profestur (Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo Cultural Ibérico) “e pessoas ligadas a Zamora e Cáceres”.

[Notícia sugerida por Vitor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório