Ciência

Vaivém Endeavour já está em órbita

O vaivém espacial Endeavour já está em órbita, a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). O aparelho foi lançado esta segunda-feira, a partir da Florida, com seis astronautas a bordo, e atingiu a órbita oito minutos e meio de
Versão para impressão
O vaivém espacial Endeavour já está em órbita, a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). O aparelho foi lançado esta segunda-feira, a partir da Florida, com seis astronautas a bordo, e atingiu a órbita oito minutos e meio depois, confirmou a agência espacial norte-americana (NASA).

A NASA já tinha feito uma primeira tentativa de lançamento, domingo de manhã, mas a luz verde não foi dada devido a um teto de nuvens demasiado baixo. Entretanto, hoje às 09h14 (04h14 hora local), as condições meteorológicas mudaram e o vaivém acabou por ser lançado do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Florida.

“A meteorologia parece estar bem, o veículo em perfeitas condições e, por isso, é tempo de descolar”, disse o diretor do lançamento, Mike Leinbach, dirigindo-se à tripulação do Endeavour, dando luz verde à descolagem.

Pouco depois, o vaivém seguia a mais de cinco mil quilómetros/hora para atingir mais de 26 mil km/h a fim de entrar em órbita. O vaivém deverá chegar à ISS, estacionada a 343 quilómetros de altitude, na quarta-feira.

Missão Endeavour vai deixar ISS quase concluída

O objectivo desta missão de 13 dias é a entrega e instalação do módulo Tranquility e da cúpula de observação Cupola, fabricados para a NASA pelo grupo europeu Thales Alenia Space, em Turim (Itália).

Com a entrega de Tranquility – com 18 toneladas, sete metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro – e de Cupola – com 1,9 toneladas, 1,5 metros de comprimento e 2,9 metros de diâmetro -, a ISS ficará quase concluída, mais especificamente, a 90 por cento, disse a NASA.

A instalação destes dois módulos vai implicar três saídas espaciais de seis horas e meia cada por uma equipa de dois astronautas.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório