Ciência

Vaivém Atlantis faz o seu último voo

"O vaivém Atlantis chegou ao centro espacial Kennedy pela última vez. 25 anos, 32 voos e mais de 120 milhões de milhas percorridas. O legado da Atlantis fica agora nos livros da História." Foi assim que a NASA anunciou o último voo deste vaivém
Versão para impressão
“O vaivém Atlantis chegou ao centro espacial Kennedy pela última vez. 25 anos, 32 voos e mais de 120 milhões de milhas percorridas. O legado da Atlantis fica agora nos livros da História.” Foi assim que a NASA anunciou o último voo deste vaivém à medida que aterrava em solo norte-americano, depois da última missão de 12 dias em que ficou acoplado na Estação Espacial Internacional (ISS).

O Atlantis aterrou às 08:48 (12:48, hora de Lisboa) depois de uma descida vertiginosa que durou 69 minutos com seis tripulantes a bordo. Na sua última missão o Vaivém abasteceu a ISS com 12 toneladas de equipamentos incluindo o minimódulo orbital Rassvet que servirá as acostagens das naves russas Soyuz e Progress.

Dois dos astronautas realizaram ainda três saídas extra-veiculares para instalação de seis novas baterias solares na estação orbital ISS que permitirá uma longevidade ate 2020.

A NASA planeia enviar ainda este ano duas das naves que permanecem no ativo, o Discovery e o Endeavour, para completar a manutenção da estação espacial, um projeto construído em parceira com outros 16 países e que está em construção há já 12 anos.

“Os vaivéns não estão velhos. Estão em condições excepcionais. Voam perfeitamente e executam exatamente o que precisamos. Apenas não temos o financiamento para continuar a fazê-lo e a fazer ainda (.) Essa é que é a verdade”, explicou à Reuters Mike Moses, um dos administradores do programa espacial.

O Atlantis segue agora para um museu. A NASA está a avaliar as melhores propostas de museus e centros de investigação. O Discovery que fará o último voo em Setembro já está prometido ao Smithsoniam Air and Space Museum. O Endeavour tem a ultima missão calendarizada para novembro.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório