Saúde

Vacinação em massa contra poliomielite em África

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou na terça feira uma campanha de vacinação em massa contra a poliomielite em África, no dia em que dirigentes da saúde ugandeses anunciaram um surto desta doença altamente infecciosa. A medida visa a imuniz
Versão para impressão
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou na terça feira uma campanha de vacinação em massa contra a poliomielite em África, no dia em que dirigentes da saúde ugandeses anunciaram um surto desta doença altamente infecciosa. A medida visa a imunização de 72 milhões de crianças em 15 países.

O anúncio foi feito em Genebra pelos dirigentes da OMS, que adiantaram que a campanha arranca já na próxima semana, em Angola e no Congo, onde se registam 50 casos da doença.

O diretor da OMS em África, Luís G. Sambo, mencionou o sucesso da campanha realizada em 2009 e no início deste ano, que reduziu os surtos de poliomielite na Nigéria em 98% e reduziu-os a quase nada na África Ocidental.

“Em África estamos a ver que o apoio do governo é essencial e pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Mas muito falta fazer se quisermos sustentar os ganhos espantosos obtidos este ano”, declarou o responsável à agência Lusa.

A iniciativa resulta de um esforço conjunto da OMS, da Fundação Bill & Melinda Gates, do Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos, da Agência para o Desenvolvimento Internacional dos EUA, do Rotary International, da UNICEF e dos governos da Alemanha e do Japão, representando um investimento de 31 milhões de euros.

A poliomielite é uma infeção viral muito contagiosa, por vezes mortal, que pode provocar fraqueza muscular permanente, paralisia e outros sintomas.

O poliovírus transmite-se ao engolir substâncias, como água, contaminadas por fezes infetadas.

A infeção estende-se do intestino a todo o corpo, mas o cérebro e a espinal medula são os órgãos mais gravemente afectados.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório