Saúde

Vacina da Gripe pode vir a integrar Plano Nacional

A Assembleia da República recomendou ao Governo a realização um estudo sobre a inclusão da vacina contra a gripe sazonal no Programa Nacional de Vacinação (PNV) para os grupos alvos prioritários.

Versão para impressão
A Assembleia da República recomendou ao Governo a realização um estudo sobre a inclusão da vacina contra a gripe sazonal no Programa Nacional de Vacinação (PNV) para os grupos alvos prioritários.

O estudo deverá avaliar os benefícios da inclusão no PNV da vacina e a sua administração anual, nos centros de saúde, a idosos, doentes crónicos e imunodeprimidos, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

A proposta partiu do Bloco de Esquerda e foi discutida em maio na Comissão Parlamentar de Saúde que decidiu avançar para o Governo com a proposta da realização estudo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) fixou como objetivo para 2010 atingir uma taxa de vacinação em idosos de pelo menos 75 por cento, mas de acordo com os últimos dados disponíveis (2008/2009) a cobertura vacinal de idosos é de 53 por cento em Portugal.

O deputado do BE João Semedo argumentou, de acordo com a Lusa, que uma das razões pela qual a taxa de cobertura vacinal “não seja mais próxima dos valores recomendados é porque a vacina é paga”.

A inclusão da vacina no PNV iria evitar internamentos desnecessários devido a complicações da gripe (pneumonia), o que se traduziria numa poupança de 10,5 milhões de euros por ano na população com mais de 65 anos.

“O custo adicional desta medida é de apenas 3,4 milhões de euros do que os encargos atuais com a vacina da gripe, o que é claramente compensado pela poupança em internamentos”, defende o BE.

As vacinas contra a gripe sazonal estão disponíveis para o mercado nacional em outubro mediante receita médica, podendo ser compradas nos meses seguintes. No ano, passado, chegou as farmácias mais cedo, a 15 de setembro.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório